Coleta de Residuos Industriais

No Brasil cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos são recolhidos por dia e grande parte desse número vem de resíduos industriais, os dados são do IBGE. A coleta de resíduos deve fazer parte de empresas de todos os setores e, é muito mais do que cumprir o que a legislação ambiental determina. A legislação é apenas o primeiro passo, a empresa precisa ter um bom sistema de gestão ambiental e levar à sério todo o processo de gerenciamento de resíduos.

Um plano de gerenciamento de resíduos tem o objetivo de identificar todos os tipos de resíduos que a empresa produz. A partir dessas informações é feito um planejamento para separar o que pode ser reciclado, o que é material orgânico e resíduos industriais líquidos poluidores. É importante que cada tipo de resíduos tenha um descarte próprio para que não se misturem. Além disso, muitos materiais podem virar matéria prima ou insumos para serem reutilizados pelas empresas.

A importância de separar corretamente os resíduos produzidos pela sua empresa também é um tipo de marketing verde, pois as pessoas preferem cada vez mais empresas que priorizam a sustentabilidade. Uma vez que uma empresa não dá valor ao meio ambiente pode prejudicar muito a sua marca, além de estar sujeito a multas de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público.